Skip to main content
Artigos

Os usuários do Skype estão finalmente obtendo criptografia de ponta a ponta

Por 12 de janeiro de 2018fevereiro 28th, 2019Sem comentários

O movimento foi anunciado na quinta-feira pela Open Whisper Systems, a organização de software por trás do protocolo de sinal de código aberto, que foi implementado pela Microsoft para oferecer o recurso.

Conversas privadas

A opção, chamada Private Conversations, está atualmente sendo testada pelo Skype Insiders e tem algumas limitações temporárias.

Em primeiro lugar, ele pode ser usado para proteger chamadas de áudio, mensagens de texto e arquivos (imagens, áudio, vídeos), mas não chamadas de vídeo.

Em segundo lugar, as conversas privadas são limitadas a conversas individuais (sem conversas de grupo para o momento) e os usuários só podem participar de uma conversa privada a partir de um único dispositivo por vez.

“Você pode mudar a conversa para qualquer um dos seus dispositivos, mas as mensagens que você envia e recebe serão ligadas ao dispositivo que você está usando no momento”, explicou o engenheiro de suporte Ellen Kilbourne.

O recurso não será ativado por padrão, mas será fácil de usar e funciona da mesma forma que um bate-papo regular: uma conversa privada pode ser encerrada, excluída, iniciada de novo.

Uma conversa privada é iniciada depois que um usuário envia um convite e o outro aceita. É marcado por um ícone de bloqueio ao lado do nome do contato, mas as mensagens de pré-visualização de Conversas Privadas não serão exibidas em Chats ou notificações.

Antes tarde do que nunca

O Skype é um dos primeiros nas chamadas on-line, mas foi superado em popularidade pelos gostos do WhatsApp e do Facebook Messenger (ambos utilizam o Protocolo de Sinal para criptografia de ponta a ponta).

No entanto, o Skype ainda é uma das aplicações de comunicações mais populares do mundo e está sendo ativado ativamente por cerca de 300 milhões de usuários.

O fato de a Microsoft ter escolhido o Protocolo de Sinal para oferecer criptografia de ponta a ponta aos usuários é inesperado, mas bem-vindo: o  protocolo é de código aberto e pode ser auditado por falhas de segurança por qualquer pessoa.

Um recente esforço de auditoria de segurança por um grupo de professores de informática e criptografia e estudantes de doutorado encontrou seu cripto-núcleo desprovido de grandes falhas. Mas, eles notaram que “as aplicações populares que usam o Signal tendem a alterar detalhes importantes à medida que implementam ou integram o protocolo e, portanto, merecem análises de segurança por direito próprio”.

Fonte original: https://www.helpnetsecurity.com/2018/01/12/skype-end-to-end-encryption/

Deixe uma resposta