Artigos

A área de conhecimento: Gerenciamento de tempo PMBOK®

Por 25 de junho de 2021 Sem comentários

A área de conhecimento: Gerenciamento de tempo PMBOK®

*Por Rodrigo Dantas

 

Gerenciar o tempo, considerando as tarefas e atividades diárias que precisamos desenvolver em um projeto é uma missão difícil. Algumas vezes podemos desperdiçar o tempo com algo que não é urgente naquele momento. E como manter os prazos e otimizar a gestão de tempo na execução dos projetos? Pensando nisso, muitas empresas utilizam as estratégias de gerenciamento de tempo PMBOK® com o propósito de identificar demandas, o perfil da equipe, bem como outros fatores que influenciam no tempo necessário para executar cada etapa de um projeto. Assim, os prazos podem ser definidos de acordo com a realidade, evitando atrasos, retrabalho e sobrecarga de atividades.

 

O que é PMBOK®?

 

PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. É uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada, regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.

A gestão de projetos, tornou-se essencial para o bom desempenho de uma empresa de qualquer área de atuação. E, com o passar dos anos, novas técnicas foram criadas e aprimoradas para o gerenciamento de prioridades, prazos e custos nos projetos.

 

O gerenciamento de tempo PMBOK®

 

O gerenciamento de tempo PMBOK® ocorre a partir de um conjunto de processos estruturados de maneira que a equipe terá mais chances para se manter aderente aos prazos combinados pelo gestor. A seguir vamos destacar cada etapa proposta por essa área de conhecimento:

  • Planejamento do gerenciamento de cronograma: Nesta etapa, o PMBOK® auxilia o gestor a identificar quais são as melhores políticas e procedimentos para desenvolver, gerenciar e controlar o cronograma do projeto.
  • Definição das atividades: As atividades fundamentais são identificadas para cada uma das entregas do projeto. Assim, temos a visão das tarefas que os profissionais devem fazer para atingir os resultados esperados em cada etapa.
  • Sequenciamento de atividades: Definição da documentação, bem como das relações de dependência entre cada atividade do projeto. Isso auxilia a priorizar rotinas e avaliar como os recursos podem ser distribuídos de um modo mais eficaz. Como resultado, as rotinas terão uma lógica, clara e objetiva.
  • Identificação dos recursos envolvidos nas atividades: Tem como objetivo estimar o tipo e a quantidade de recursos financeiros e operacionais que serão necessários para executar cada uma das atividades do projeto. Como consequência, a empresa pode se planejar com antecedência e evitar a falta de recursos e/ou capacidade durante o projeto.
  • Definição dos prazos: Nessa etapa, o gestor definirá quantos dias serão necessários para executar cada uma das atividades que fazem parte do projeto. É importante que seja levado em consideração metas, ferramentas, regras internas e o perfil dos times envolvidos em cada etapa, bem como possíveis desvios que estarão sujeitas as atividades.
  • Desenvolvimento do cronograma: Aqui é realizado uma análise de cada atividade, a sua duração, as restrições e os recursos que são necessários para criar o cronograma do projeto. Esse ponto é um dos mais importantes para definir o cronograma.
  • Controle do cronograma: O gestor deve controlar as mudanças que são feitas no cronograma, assim como o seu impacto no fluxo de trabalho. Lembre-se todos os desvios e riscos devem ser refletidos no cronograma também, desta maneira temos uma visão realista do cenário do projeto.

 

Conclusão

 

O gerenciamento de projetos não é uma tarefa fácil, depende da combinação de vários fatores para que as atividades se desenvolvam com fluidez e eficiência, minimizando conflitos ou erros. Outro fator de risco é o tempo, que pode atrapalhar as receitas da empresa e a entrega de resultados.

Os processos propostos pela área de conhecimento gerenciamento de tempo do PMBOK®, visam garantir que o projeto termine no prazo estipulado e assim diminuir as possibilidades de que ele venha a extrapolar os prazos, gerando insatisfação, aumentando os custos e diminuindo a desmotivação e tensão na equipe.

 

– Rodrigo Dantas é Senior GRC and Information Security Consultant na [SAFEWAY]

 

Sobre a [SAFEWAY]

 SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 22 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

A Safeway pode ajudar os clientes a entender melhor suas necessidades de Segurança da Informação, bem como as ferramentas necessárias para detectar, responder e mitigar seus riscos envolvendo ameaças e questões regulatórias. Desta maneira, nossos profissionais e consultores especializados podem auxiliar a eliminar pequenos problemas antes que se tornem grandes. A Gestão de Segurança, Vulnerabilidades e Fraudes analisa ativamente a segurança da sua empresa através de atividades de monitoramento, mitigação de riscos e ataques no ambiente de TI.