Artigos

Avaliação de ambiente a partir de matrizes pré-definidas

Por 9 de julho de 2020 Sem comentários

*Tayná Delvechio

Dentro de um Sistema de Gestão todas as prioridades devem estar segmentadas, definidas e reavaliadas periodicamente.

Ano após ano uma empresa pode mudar de estratégia, talvez até de posicionamento dentro do mercado a qual pertence. Por este motivo, é importante que a Alta Direção juntamente com as frentes envolvidas, realizem Análises Críticas regularmente dentro do ambiente.

O entendimento sobre a definição de critérios em busca da identificação de fraquezas e pontos a melhorar é positivo, assim como a prática de auditorias. A avaliação de uma companhia abre caminhos e chances para pontos positivos e correção/mitigação de pontos negativos, de modo a agregar o auto conhecimento sobre o que pode ou não afetar de alguma forma os negócios em questão.

Matrizes usualmente avaliadas

A avaliação de um ambiente pode acontecer a partir do preenchimento de uma matriz SWOT ou a partir do uso do Business Model Canvas.

Comumente, observa-se a preferência ao uso da SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats).

Esta matriz possibilita que a Alta Direção tenha visão interna das suas forças e fraquezas, avaliando tudo aquilo que está “dentro de casa” e que poderá impactar seus serviços. É possível avaliar ameaças e oportunidades no crescimento da marca de forma externa, somando fatores referentes a tudo aquilo que a empresa não pode controlar como concorrentes, desastres naturais, fatores do mercado econômico e político.

Uma matriz SWOT bem estruturada permite que a empresa tenha visão do papel que desempenha dentro do mercado a qual pertence e é desenvolvida justamente para que a empresa possua uma visão técnica sobre o seu negócio de forma intuitiva e objetiva para que se possa criar conclusões e, a partir disso, planos de ação para aumento no nível de maturidade do ambiente. Abaixo um exemplo deste modelo:

A estrutura do Business Model Canvas apesar de possuir uma proposta diferente da matriz SWOT, nos leva a um resultado parecido, a visão mais ampla sobre a proposta de negócio da empresa.

Porém Canvas, por sua vez, possui nove blocos compostos por temas como proposta de valor, segmento de clientes, canais de entrega, relacionamento com clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custo; estes blocos representam a conceitualização da empresa. Canvas por sua vez não traz de forma clara as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças possivelmente identificadas, mas a partir do preenchimento dos blocos, é possível ter uma visão geral sobre os objetivos de negócio, conforme proposta exemplificada abaixo:

 

                                                                                           Fonte: Sebrae

 

A realização desta atividade é necessária?

Sim! Independente do modelo escolhido, o ponto principal desta avaliação é junto com a Alta Direção realizar Análises Críticas periódicas do ambiente e avaliar se as estratégias anteriormente definidas continuam sendo coerentes, avaliar a necessidade de implantação de soluções tecnológicas e planos de ação para mitigar possíveis danos causados por fraquezas identificadas possibilitando assim o aumento da maturidade do ambiente avaliado e melhoria contínua.

O time [SAFEWAY] possuí equipe com experiencia de mercado em diversos segmentos e clientes, nosso olhar aberto pode proporcionar uma visão diferenciada do mercado ao qual você atua e propor novas medidas e soluções relacionadas a Tecnologias e Negócios, sempre lembrando a importância da periodicidade de reavaliação, já que sofremos inconstância no mundo atual, mudança de hábitos e preferencias diariamente.

Quer saber mais?

Podemos te ajudar a alavancar a maturidade do seu Sistema de Gestão baseando conceitos de frameworks conceituais como ITIL, Cobit e famílias ISO/IEC 20000, ISO/IEC 22301 e ISO/IEC 27001.

Entre em contato conosco e um de nossos especialistas pode te auxiliar.

*Tayná Delvechio é GRC and Information Security Consultant na [SAFEWAY]

 

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio.

Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 20 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

Vamos tornar o mundo um lugar mais seguro para viver e fazer negócios!