Artigos

Cibersegurança e a Transformação Digital

Por 2 de julho de 2021 Sem comentários

Cibersegurança e a Transformação Digital

*Por Carlos Borella

Sabemos que a Transformação Digital não diz respeito apenas à criação de novas tecnologias, dispositivos e serviços que facilitam todos os processos de uma empresa e facilitando o seu dia a dia. O termo é muito usado no mundo corporativo quando o assunto são as exigências de uma nova realidade, na qual a tecnologia avança mais rápido que nunca.

Sim, a transformação digital com a pandemia ganhou impulso e vai continuar, portanto este é o momento ideal para as organizações refletirem e fortalecerem suas estratégias de cibersegurança.

Não há dúvida de que a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio resultam em mudanças fundamentais em como as empresas operam e como entregam valor aos clientes. As tecnologias tipicamente associadas à transformação digital (Intelligent Edge, Intent-based Networking (IBNS), DCaaS, Cloud, entre outras) e as mudanças que eles estão promovendo são bastante revolucionárias e acima de tudo necessárias. No entanto, não podemos esquecer que sem uma estratégia de cibersegurança sólida, todo o esforço pode ser em vão.

Pesquisas mostram que a segurança é o maior fator que impede os esforços de transformação digital de uma empresa. Também mais da metade das empresas pesquisadas dizem que a segurança é o desafio número um que enfrentam ao implementar tecnologias de capacitação digital. Para agravar isso, a Osterman Research descobriu recentemente que 57% das empresas pesquisadas relataram problemas importantes para encontrar e recrutar uma equipe de segurança de TI talentosa. Isso apresenta uma complicação adicional, pois cada vez mais a Transformação Digital move mais dados e sistemas para a nuvem aumentando o risco eminente de ataques cibernéticos.

Portanto, é imprescindível que haja uma integração da segurança em todas as áreas, não somente de tecnologia, mas fundamentalmente de negócios. Ao mesmo tempo, enxergar que a segurança é mais do que apenas tecnologia ou controles, e sim habilita o surgimento de novos negócios, serviços e relações comerciais. Aqui é impossível não falar de proteção de dados desde a concepção (ou conhecido como “by design”), onde a adoção de medidas de segurança, técnicas e organizacionais desde a concepção de um determinado processo, serviço ou projeto.

Com a ampla gama de tecnologias diferentes sendo adotadas pela transformação digital, todas as equipes associadas ao projeto – aplicativos, rede e segurança – precisam trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum: uma transformação digital segura e bem-sucedida.

Para lidar com esses e outros desafios semelhantes, a Safeway auxilia e acompanha empresas as organizações em todo o projeto, avaliando todos os riscos associados a fim de desenvolver uma estratégia de segurança abrangente. Essa colaboração entre equipes distintas para atingir um objetivo comum deve ser a essência da transformação digital e é uma abordagem de práticas recomendadas de segurança cibernética. Sem este planejamento inicial e o pleno reconhecimento dos riscos (ou melhor, do universo de riscos aos quais a iniciativa pode estar exposta) que uma estratégia de transformação digital pode acarretar, talvez os objetivos não possam ser totalmente realizados – e no pior caso, a iniciativa pode até falhar.

 

Carlos Borella é CEO and Cyber Security Lead Partner at [SAFEWAY]

 

Sobre a [SAFEWAY]

 SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 22 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

A Safeway pode ajudar os clientes a entender melhor suas necessidades de Segurança da Informação, bem como as ferramentas necessárias para detectar, responder e mitigar seus riscos envolvendo ameaças e questões regulatórias. Desta maneira, nossos profissionais e consultores especializados podem auxiliar a eliminar pequenos problemas antes que se tornem grandes. A Gestão de Segurança, Vulnerabilidades e Fraudes analisa ativamente a segurança da sua empresa através de atividades de monitoramento, mitigação de riscos e ataques no ambiente de TI.