Artigos

Conhecimentos essenciais para profissionais de cibersegurança

Por 18 de abril de 2022 Sem comentários

*Por Emerson Bezerra

O mercado de cibersegurança tem estado bastante em alta nos últimos anos. Podemos notar principalmente agora com as guerras que estão ocorrendo pelo mundo, como grandes organizações estão vulneráveis a ataques cibernéticos e a necessidade fundamental do controle e defesa de informações.

Hoje temos a necessidade de implementar uma cultura de cibersegurança, não somente nos sistemas e banco de dados das empresas, mas também as redes domésticas com controles de redes sociais e divulgação de dados pessoais, uma vez que sabemos dessa necessidade, novas vagas surgem a cada dia para profissionais capacitados em segurança da informação.

Segundo o Cybersecurity Workforce Study, existem mais de 4 milhões de vagas para profissionais de cibersegurança pelo mundo.

Saiba, porém, que, embora tenhamos essa grande quantidade de vagas, não é muito benéfico a um determinado profissional decidir qual caminho de estudos ele deseja seguir caso o mercado atual não possua aquela demanda.

Vamos falar sobre a carreira do profissional de segurança e como o mercado atual se relaciona com essa demanda. Entenda quais são os conhecimentos e habilidades essenciais para profissionais de cibersegurança, tanto aqueles que desejam ingressar na área, quanto profissionais que já atuam e desejam se aperfeiçoar.

Como o mercado atual avalia e seleciona seus candidatos?

Atualmente existem muitas formas de adquirir conhecimento sobre determinada área. Há cursos complementares, estudos aprofundados sobre softwares e sistemas, linguagens de programação, estudo de exploits, temos também cursos livres, certificações e muito mais.

Uma vez que possuímos essa grande quantidade de informações e capacitações, os recrutadores de grandes e pequenas empresas não tem como avaliar o conhecimento individual de cada candidato disputando pela vaga, não há lógica que auxilie na avaliação de cada instituição de ensino ou cada conteúdo conhecido pelos candidatos. Na realidade o que acontece é que quando um recrutador precisa preencher uma determinada vaga de cibersegurança, ele pesquisará quais são as certificações que são referências no mercado para aquela vaga e só então buscará por profissionais que a possuem.

É importante também citar a necessidade de graduações, pós-graduações e mestrados, assim como em outras as grandes áreas do mercado, cibersegurança não é diferente, podemos dizer que as graduações funcionam como uma barreira inicial que será um fator de diferença para os profissionais que conseguem as vagas iniciais.

Pós-graduações são sempre bem-vindas para profissionais que desejam se aperfeiçoar e fazem com que as empresas acabem enxergando a preocupação deles em desenvolver uma carreira.

Mestrados serão exigidos somente em algumas vagas superiores, diplomas avançados nem sempre serão exigidos, mas possuem grande valor nas organizações.

Por fim devemos falar sobre as certificações reconhecidas pelo mercado, já não é segredo para ninguém a importância que essas certificações têm. Vamos entender um pouco mais sobre elas.

Qual o valor de uma certificação em cibersegurança?

Certificações podem ser definidas como atestados que comprovam que um indivíduo concluiu um determinado evento ou conhecimento. Em muitos aspectos que precisamos de comprovações de conhecimentos adquiridos nós teremos os certificados, por exemplo, quando concluímos o ensino fundamental, ensino médio, cursos especializantes e outros.

Na área de cibersegurança nós possuímos as certificações de mercados que são reconhecidas no mundo inteiro, um profissional que adquire uma certificação como a Security+ da CompTia, por exemplo, será reconhecido internacionalmente como capacitado daquele conhecimento, podendo assim receber oportunidades de emprego para atuar em empresas em qualquer país do mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CompTia em 2013, 73% das organizações concordam que é melhor contratar um profissional para entender se ele se adequa a vaga após a conclusão da certificação solicitada para a vaga.

Certificações comprovam que o profissional possui o conhecimento e garantem que as informações aprendidas estão sempre sendo atualizadas.

Certificações de cibersegurança mais renomadas:

  • CEH – Certified Ethical Hacker
  • CompTia Security+ – Computing Technology Industry Association
  • GSEC – GIAC Security Essentials
  • CISM – Certified Information Security Manager
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional

Existem certificações internacionais em diferentes setores de cibersegurança, são eles fundamentos de rede, defesa e administração de SOC, ataques e fundamentos de pentest, investigação forense, desenvolvimento de aplicativos de segurança e mais.

Dentre todos os benefícios que uma equipe certificada fornece a sua organização, podemos citar os principais como mais produtividade em geral, soluções mais perspicazes de problemas, melhor capacidade de entender e se adequar a novas tecnologias, melhores habilidades de comunicação e melhores capacidades de gerenciamento de projetos.

Qualificações exigidas para os profissionais de cibersegurança

Veja quais são as qualificações exigidas pelo mercado para profissionais em cibersegurança. É importante entender cada qualificação e se adequar a possui-las, não somente para profissionais que desejam atuar na segurança, mas em qualquer outra área:

Aprendizagem e desenvolvimento contínuo: Você nunca terá todo o conhecimento necessário, um bom profissional tem que estar sempre disposto a aprender novas informações.

Trabalho em equipe: O mito de que trabalhar com sistemas e telas fará com que você não tenha que interagir com pessoas é passado. Trabalho em equipe e interação com colegas de trabalho é extremamente necessário em qualquer ambiente.

Habilidade de comunicação: Somado ao trabalho em equipe, é crucial a um profissional ter uma boa comunicação, saber relatar informações com clareza e ter um bom contato com todos os setores da organização.

Discrição: Profissionais de cibersegurança lidam com informações importantes e dados sensíveis diariamente. Manter a discrição das informações e tomar cuidado com vazamentos é essencial.

Resolução de problemas: Vivemos na era da informação, é dever do profissional estar disposto a entender e resolver qualquer problema que venha a surgir. Enxergue novos problemas como oportunidades de aprender novas soluções.

Princípios de segurança: Todo profissional que deseja aumentar seu nível de conhecimento em segurança deve ter uma base sólida e consolidada dos princípios.

Habilidades de programação: Conhecimento sobre linguagens de programação são necessários não somente para profissionais que estão migrando da área de infraestrutura para segurança, mas para todos.

Protocolos de rede: Conhecer profundamente os principais protocolos de rede e suas funções é essencial para profissionais de todos os níveis da cibersegurança.

Técnicas de intrusão: Conhecimento de técnicas de intrusão é uma exigência atual do mercado, profissionais com conhecimentos estruturados são mais requisitados.

O mundo atual necessita de profissionais capacitados. Não perca tempo, entenda o mercado atual e comece já seus estudos para adquirir suas certificações essenciais, é garantido que em pouco tempo você também conquistará sua vaga e contribuirá para a cultura de cibersegurança.

— Emerson Bezerra é SOC Analyst na [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!