ArtigosSem categoria

[DROPS] SAFEWAY ISO27001 #2

By 26 de julho de 2018 No Comments

Exigência da ISO 27001 para fornecedores: o que você precisa saber

 

O 1° DROPS de Segurança é sobre um assunto que temos recebido muita procura.

Temos visto que não só grandes empresas estão buscando a certificação ISO 27001, também muitos fornecedores estão trabalhando para obter essa certificação e aprimorar a segurança de suas soluções para os clientes. 

Assista ao vídeo e leia o resumo abaixo:

O que é a ISO 27001?

A ISO 27001 é o padrão para um sistema de gestão da segurança da informação (ISMS), definido pela International Organization for Standardization (ISO). A documentação completa do programa declara que a ISO 27001 foi desenvolvida para: ‘’fornecer um modelo para o estabelecimento, adoção, operação, monitoramento e manutenção de um sistema de gestão da informação.” A ISO 27001 é uma estrutura de boas práticas e processos para que as empresas identifiquem riscos potenciais e, posteriormente, estabeleçam um conjunto de controles para se protegerem contra tais riscos e manterem seus dados seguros. Em resumo, essa certificação é a norma que especifica a conformidade de provedores com os melhores controles de segurança e boas práticas de gestão de segurança.

Por que é importante que o seu provedor de nuvem tenha certificação ISO 27001?

Essa certificação garante a segurança de informações confidenciais, sob uma perspectiva técnica e organizacional, e confere confiança a clientes e partes interessadas em relação à gestão de riscos. Fornecedores de nuvem com essa certificação, avaliam periodicamente os riscos de segurança da informação, incluindo ameaças e vulnerabilidades, além de implementarem controles de segurança da informação e formas de gestão de riscos para contornarem os riscos referentes à empresa e à arquitetura. Além disso, essa certificação assegura que o seu fornecedor adotou um processo para garantir que todos os controles de segurança da informação sejam executados.

Ao trabalhar com um fornecedor com certificação ISO 27001, você pode ter maior confiança de que os dados da sua organização estão protegidos. O uso de um fornecedor com certificação ISO 27001 pode ajudar a sua organização das seguintes maneiras, entre outras:

  • Ajuda a garantir a troca segura de informações
  • Ajuda a organização a cumprir as suas obrigações legais
  • Ajuda a organização a manter a conformidade com outros regulamentos
  • Ajuda a fornecer vantagem competitiva para a sua organização
  • Ajuda na gestão de riscos e na minimização da exposição a riscos
  • Ajuda a proteger a empresa, seus ativos, acionistas, diretores e partes interessadas.

Se a sua empresa atua em um setor altamente regulado, como farmacêutico ou de serviços financeiros, a certificação ISO 27001 é particularmente importante, já que especifica os controles necessários para atender aos requisitos regulamentares do seu setor.

Como a certificação ISO 27001 garante que os seus dados estão protegidos e o que ela abrange?

A documentação da ISO 27001 exige que a organização forneça quatro serviços de forma adequada: identificação e determinação de preços de ativos, avaliação de riscos e critérios de aceitação, gestão e aceitação desses itens e melhoria contínua do programa de segurança global da organização. O processo de planejamento de seis partes do sistema ISO 27001 garante que fornecedores certificados cumpram todos os requisitos de segurança, desde a definição de uma política de segurança até a condução de avaliação de riscos, a seleção de objetivos de controle e a implementação de controles. A especificação detalhada fornece à organização o plano mais eficiente de ação para a tomada de medidas preventivas, já que também requer a cooperação entre todos os setores da organização.

Todas as certificações ISO 27001 são iguais?

De acordo com a documentação do sistema, “ISO 27001 é o único padrão de gestão de segurança certificável.” Os clientes devem buscar especificamente a certificação ISO 27001, já que outros programas não fornecem necessariamente garantias quanto aos padrões ou processos de segurança da informação de uma organização. A ISO 27001 fornece uma diretriz sobre controles, que incluem avaliação de riscos, gestão e controle de ativos, gestão da continuidade dos negócios e conformidade. Dependendo de seus riscos, uma organização deve aplicar os controles correspondentes. Nem todas as certificações ISO 27001 são iguais. Recomendamos que você determine se o seu fornecedor incluiu todos os controles aplicáveis e se tem um sistema de gestão de segurança da informação bem documentado em operação em termos de sua tecnologia e sua organização, incluindo os seguintes setores: Engenharia de Produtos, Operações, Sistemas e Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Instalações, Finanças e Administração, Jurídico, Conformidade da Qualidade da Segurança e Serviços de Suporte Global.

A certificação ISO 27001 fornece segurança de valor inestimável para a sua organização, por meio da avaliação detalhada de ativos e gestão de riscos, o que a torna um critério perfeito para a avaliação, na escolha de um fornecedor a quem confiar os ativos mais preciosos da sua organização, ou seja, suas informações.

 

Sobre a [SAFEWAY]

[SAFEWAY] é uma empresa amplamente reconhecida como provedora de soluções premium em Segurança da Informação e CyberSecurity. De seu extenso portfólio, destacam-se diversas soluções, entre elas as baseadas nas plataformas:

● Archer da RSA Security, considerada pelos institutos Gartner e Forrester e pelo próprio mercado, a mais completa solução de integração de processos de Governança, Gestão de Riscos, Compliance e Gestão de Continuidade de Negócios;

● [SAFEWAY] Security Tower, suportada pelo IBM Qradar (tecnologia Watson), sob medida para cada organização em suas necessidades de gestão de segurança e cyberdefesa.

● E outras, envolvendo tecnologias como ImpervaThales, BeyondTrust, Varonis WatchGuard Technologies.

Mais informações: [email protected]

Leave a Reply