Articles

Information Security in the IOT environment

By April 22, 2021 No Comments

*Por Carolina Silva

 “Internet das Coisas – IOT”

O termo Internet das Coisas (IOT – Internet Of Things) é um conceito utilizado para descrever a interconexão digital de objetos do dia-a-dia através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. A Internet das Coisas já é uma realidade atual, como por exemplo, eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo roupas ou tênis que se conectam a dispositivos como nosso próprio smartphone e que a partir dele, podemos controlar ou realizar diversas ações. Segundo a Gartner, estima-se que em 2020, 12 bilhões de dispositivos estejam conectados à IOT, o que nos leva a refletir sobre quais mudanças virão a partir disso. Nesse artigo foi separado duas vertentes que fizeram com que a IOT evoluísse tanto no decorrer dos anos.

Big Data

Atualmente já temos muitos dispositivos que coletam todos os tipos de dados que possamos imaginar, e em um futuro próximo onde os dispositivos IOT irão predominar, essa quantidade de dados virá em proporções extraordinárias, e as empresas precisarão encontrar uma maneira de armazenar, controlar, rastrear e analisar esses dados para serem utilizados com eficiência. É aí que entra o Big Data, que nada mais é, do que um conjunto de técnicas capazes de analisar grandes quantidades de dados, que na devolutiva, gera resultados importantes para a organização.

Smart Cities

Uma boa descrição de uma Smart City seria uma cidade sustentável com um sistema de pessoas interagindo e usando a tecnologia para garantir a melhora na qualidade de vida. Há diversas maneiras da Internet das Coisas melhorar a vida na grande cidade, por exemplo, quem nunca ficou preso em um trânsito caótico? Em uma Smart City, os semáforos inteligentes recebem as informações via satélite, e com essa maior precisão automática é possível ajustar o tráfego conforme a necessidade. Na segurança é possível utilizar Inteligência Artificial, para monitorar câmeras e identificar possíveis riscos acionando a polícia sempre que necessário.

Segurança da Informação no ambiente de Internet das Coisas

Conforme foi visto nos tópicos anteriores, a facilidade aumentou e continuará aumentando em grande escala, especialistas afirmam que no cenário atual, quanto mais facilidade existir, menos segurança existirá. Ao desenvolver os mais diversos tipos de dispositivos IOT, não está sendo pensado na segurança por trás deles. E por que é necessário pensar na Segurança antes mesmo de desenvolvê-los? É simples, imagine sua casa, seu carro, seu relógio e tudo o que você utiliza interconectado. Excelente, não é mesmo? Agora imagine que alguém deseja fazer algum mal a você ou sua família, ele pode facilmente tomar o controle da sua casa e do seu relógio, ele pode controlar a temperatura, o freio e o volante do seu carro, assim você se torna vulnerável.

A privacidade é uma coisa que está sendo perdida cada dia      mais. Por esse motivo há  algumas leis entrando em vigor, como por exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) aplicável a todos os indivíduos, ou empresas que possui dados dos indivíduos residentes na União Europeia, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que possui o mesmo objetivo, porém para residentes do Brasil. Quão difícil será garantir a privacidade num mundo onde os dispositivos necessitam dos mais diversos tipos de dados para realizar a integração uns com os outros?

As ameaças não acabam por aí, o mundo corporativo precisará de muita dedicação para adaptar a Segurança da Informação em um cenário como esses. E a principal pergunta é: O mundo está preparado para realizar os esforços essenciais para utilizar todos esses benefícios com a segurança necessária?

A resposta é simples: sim. Porém é necessário que o mundo comece desde já a repensar e projetar os dispositivos com o nível de segurança que seja ideal para cada um, antes que a quantidade de dispositivos seja muito elevada e as situações desastrosas aconteçam em escalas grandes demais para ser possível realizar os devidos reparos.

 

– Vitória Silva é Cyber Security Analyst

 

About [SAFEWAY]

 

SAFEWAY is an Information Security company, recognized by its customers for offering solutions of high added value, through Information Security projects that fully meet the needs of the business. In these years of experience, we have accumulated, with great pride, several successful projects that have earned us credibility and prominence in our clients, which constitute in large part, the 100 largest companies in Brazil. Today through more than 22 strategic partnerships with global manufacturers and our SOC, SAFEWAY is considered a one stop shopping with the best technology, processes and people solutions.