Artigos

Gestão de Riscos e Compliance Benefícios no Mundo Corporativo

Por 30 de março de 2021 Sem comentários

* Por Márcio Borges

GRC é a sigla utilizada para Governança, Riscos e Compliance, esse conjunto de conceitos é utilizado pelas empresas para a unificação e transparência de seus processos. O GRC é fundamental para as empresas, uma visão estratégica de negócio, integrando controles internos, leis, políticas corporativas e regulamentações garantindo os melhores resultados.

As organizações precisam estar preparadas para manter uma estrutura de Governança de Riscos e Compliance diante do cenário atual de grandes desafios, competitividade, novas normas regulatórias e clientes cada vez mais exigentes.

A metodologia pode prever os resultados, avaliar riscos e monitorar os padrões, principalmente quando falamos em privacidade de dados uma vez que em sua grande maioria, os dados são conduzidos e trafegados de forma exponencial, deve-se garantir a integridade, confidencialidade e confiabilidade dos dados.

Os principais benefícios da Gestão de Riscos e Compliance para as organizações são:

  • Prevenir custos e agregar valor a organização: Os procedimentos e controles aplicados, reduzem de maneira significativa os custos da organização, pois previne fraudes e penalidades sofridas por não conformidade as operações, além da efetividade nos processos e esforços focados nos principais riscos. Na estratégia de negócio, reduz o trabalho redundante nos processos internos da companhia. Ao aplicar os procedimentos de GRC na empresa, o valor agregado é intensificado, garantindo uma imagem positiva no negócio. Os valores dizem a preocupação que a alta direção tratam a respeito de vários aspectos como a diversidade e meio ambiente, melhorando assim a reputação da empresa.
  • Maior eficácia e segurança no planejamento dos processos: As políticas, regulamentos e procedimentos sejam seguidos por todos os escalões da organização, desde a alta direção, gestores e líderes, até os colaboradores de baixo escalão. O alinhamento estratégico no negócio, garante que os colaboradores vivenciem e participem de maneira a entender que a conformidade do processo depende sim de sua atividade e seu esforço no cumprimento dos procedimentos. Logo todos podem desempenhar o trabalho com eficiência.
  • Controlar e gerenciar os ativos da organização: Ao implementar o método aplicado a GRC, ele tem a função de gerir uma visão estratégica e eficiente do gerenciamento de ativos da empresa. São definidas responsabilidades sobre os ativos e patrimônios da organização, sejam eles virtuais ou físicos. Reduzindo riscos atrelados a prejuízos financeiros, de infraestrutura ou até mesmo contábil, uma vez que todos os ativos das áreas são submetidos ao financeira da empresa.
  • Monitorar indicadores de performance: Quando analisamos indicadores de performance, podemos enxergar principais pontos de melhoria contínua trazendo correções no processo ou maior agilidade. A expertise no acompanhamento de tais indicadores, traz o melhor gerenciamento dos resultados medidos aumentando o desempenho organizacional.
  • Redução de Fraudes: Realiza-se uma avaliação de alta precisão periodicamente, garantindo que o ambiente seja confiável e esteja seguro a prevenção de ameaças e fraudes. As políticas da organização estendem-se aos colaboradores internos da organização e qualquer colaborador terceiro que possa ter atos mal-intencionados, reduzindo a possibilidade de ações fraudulentas.

Conclusão

A metodologia GRC, é uma medida estratégica que ao ser utilizada de maneira correta, visa garantir o sucesso da organização. Quando implementada definimos a governança da empresa, responsável por aplicar os métodos, de acordo com a norma ou órgão regulamentador, lembrando que as estratégias são definidas de negócio para negócio, é necessário analisar o que melhor atende as necessidades da empresa, existem uma série de exigências de acordo com cada ramo de atividade. O Objetivo é fazer com que o negócio cresça com muito mais estabilidade, e cada vez mais seguro visando também a credibilidade no mercado.

A Safeway Consultoria oferece soluções abrangentes reunindo as ferramentas necessárias para o seu ambiente corporativo. Nossas soluções o ajudarão a garantir a segurança por meio de políticas, controles internos e boas práticas proporcionadas por diversos órgãos regulamentadores e frameworks de TI. Prestamos consultoria atuando na gestão de riscos e compliance, monitoramento e gestão de segurança com a nossa solução Security Tower e contamos também com a solução de Diagnóstico Cybersecurity e Segurança da Informação para que possa identificar todas ameaças e oportunidades de melhoria em seu ambiente.

– Márcio Borges é Security Center Analyst da Safeway