Artigos

ISO 20000-1:2018 – Sistema de Gestão de Serviços e sua Importância

Por 30 de setembro de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 30 de setembro de 2022. A ISO (Internacional Organization for Standardization) estruturou a norma ISO 20000-1:2018-Gestão de Serviço-Requisitos do Sistema de Gestão de Serviço.

*Por Ricardo Ambrizzi

Com a necessidade cada vez maior das organizações estarem modernizando seus processos para  acompanharem as tendências tecnológicas, o mercado de TI acompanhou essa necessidade e teve um crescimento acentuado nos últimos anos, principalmente nos segmentos de serviços gerenciados, com grande destaque para provedores de serviços de data centers pelo mercado corporativo e provedores de infraestrutura de cloud, tanto pública quanto privada.

Em 2021, o faturamento do mercado de serviços de TI no Brasil ultrapassou os 46 bilhões de reais, um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior, e há uma projeção para um crescimento ainda maior para este ano, conforme o estudo IDC IT Services Tracker Brazil 2021.

Desafiando os segmentos de serviços gerenciados, pela busca do aprimoramento de seus produtos e serviços e assim estabelecer cada vez mais valor aos seus clientes.

Mas como ter um maior controle de qualidade de seus serviços e um aumento de competividade e melhor imagem perante a concorrência?

A ISO (Internacional Organization for Standardization) estruturou a norma ISO 20000-1:2018-Gestão de Serviço-Requisitos do Sistema de Gestão de Serviço, uma norma que específica os requisitos e fornece orientação para estabelecer, implementar, manter e melhorar de forma contínua um Sistema de Gestão de Serviço (SGS).

O documento estabelece a gestão do ciclo de vida do serviço, incluindo o planejamento, desenho, mudança, entrega e a melhoria dos serviços, os quais preenchem os requisitos acordados e entregam valor as partes interessadas sendo clientes, usuários, investidores e à organização que está entregando os serviços.

A adoção de um Sistema de Gestão de Serviços pode ser realizada por todos os tipos e tamanhos de organizações, incluindo empresas públicas e privadas e todas as partes envolvidas no ciclo de vida do serviço.

Além de alcançar as melhores práticas do ITIL, a implementação e a operação de um Sistema de Gestão de Serviço provê uma visibilidade contínua, processos padronizados resultando em grande efetividade e eficiência no controle da qualidade dos seus serviços de TI e um aumento na competitividade e melhoria de imagem da sua organização no mercado de atuação.

– Ricardo Ambrizzi é GRC, Privacy and Information Security Senior Consultant at [SAFEWAY]

Como podemos ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!