Artigos

Melhoria Continua – Envolvimento da Alta Direção e Sistema de Gestão PDCA

Por 31 de janeiro de 2020 Sem comentários

*Raíssa Ataide

A importância do envolvimento da Alta Direção

Independente do Sistema de Gestão, seja de Qualidade (ISO/IEC 9001:2015), Serviços (ISO/IEC 20000: 2011) ou de Segurança da Informação (ISO/IEC 27001:2013), o papel da Alta Direção é destaque para todas aquelas organizações que buscam implementar e garantir que os seus processos e serviços sejam realizados de maneira eficaz.

Um dos fatores que impossibilitam uma boa implementação, é a ausência de uma figura participativa de liderança, a falta de sinergia, planejamento e acompanhamento do gestor.

É necessário que o representante da Alta Direção garanta que os envolvidos reconheçam a importância do cumprimento dos requisitos de serviço e entendam o negócio.

Esta figura dentro da empresa é peça fundamental para avaliar as estratégias e identificar melhorias nos processos e serviços, garantindo que um sistema de gestão tenha os níveis de desempenho requeridos e que exista a integração de pessoas, tecnologia e processos de negócio.

Pensando nestes pilares, entendemos que a Alta Direção precisa provir os recursos necessários para o desenvolvimento, implementação, operação e manutenção.

Necessita determinar e fornecer os recursos humanos, financeiros, tecnológicos e informações necessárias para o trabalho, acompanhar o cenário periodicamente através de análises críticas, de modo a identificar os ofensores do negócio e propor melhorias contínuas visando assegurar a eficiência do serviço.

Nas empresas onde a direção está totalmente envolvida, nota-se grandes resultados, mas, a Alta Direção não trabalha sozinha, é importante destacar que uma matriz de responsabilidades deve ser definida para que as atribuições e os papéis estejam bem estabelecidos para todos da organização.

E pensando em melhoria contínua como podemos alcançar?

Sistema de Gestão PDCA

Para obter eficiência em projetos e melhorias nos processos, utiliza-se o sistema de gestão PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart, que tem como intuito prover a melhoria contínua dos processos através de ações cíclicas, buscando identificar e solucionar os problemas.

A sigla PDCA significa:

• (P) Plan = planejar;

Nesta fase os objetivos, metas, metodologias e indicadores são definidos.

• (D) Do = fazer;

É importante que nesta fase de execução, seja realizado um estudo/alinhamento com os responsáveis envolvidos no processo, para garantir que os objetivos estão bem claros e definidos.

No momento da implantação, do “fazer”, tudo o que foi definido na fase de planejamento é colocado em prática, caso identificado algum problema na fase anterior, é necessário alinhar o motivo da falha.

• (C) Check = checar;

Atividade que deverá ocorrer simultaneamente a fase de implantação para que os insumos sejam analisados e os resultados insatisfatórios possam ser corrigidos rapidamente.

O acompanhamento deve ser realizado com o objetivo de validar se o que foi estabelecido estava previsto.

• (A) Act = agir.

Com o ciclo realizado, este é o momento de agir efetivamente sobre os pontos de atenção que afastam dos resultados obtidos, realizando a correção das falhas, aplicando ajustes e melhorias para que uma nova fase seja feita.

Enfim, o ciclo PDCA é um método utilizado dentro da Gestão da Qualidade para a organização dos processos de uma empresa  para garantir a adoção de medidas alinhadas com as estratégias de negócio, realizando o monitoramento contínuo dos processos, métodos e ações que resultam na melhoria contínua.

*Raíssa Ataíde é consultora GRC and Information Security Consultant da Safeway

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 17 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

Vamos tornar o mundo um lugar mais seguro para viver e fazer negócios!