Artigos

Qual a relação entre Agronegócio e Segurança da Informação?

Por 14 de novembro de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 14 de novembro de 2022. Nos dias atuais no agronegócio podem ser utilizados sensores IOT (Internet das Coisas) para controlar a plantação, além de plataformas de Big Data, Analytics e Inteligência Artificial (IA). Utilizando-se também de aplicações de robótica como drones e outros dispositivos, todos esses sistemas e dispositivos gerando um grande volume de dados.

*Por Henrique Scansani

O agronegócio representa uma parcela significativa do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, conforme dados do IBGE no ano de 2021 representando 27,6%. Trata-se de um negócio em expansão, rentável, produtivo e com muita tecnologia e ciência embarcada.

Mas qual a ligação do agronegócio com segurança da informação? Esse pode ser um questionamento muito comum, já que para muitos a visão do agronegócio está muito associada a imagem rural simples e sem tecnologia. Apesar deste cenário ainda existir principalmente com os pequenos agricultores, na maioria das vezes ocorre o oposto: muita tecnologia é utilizada para prover nosso arroz de cada dia, leite, café e até o pãozinho do seu café da manhã, entre muitos outros produtos que consumimos diariamente.

QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES DO AGRO

Nos dias atuais no agronegócio podem ser utilizados sensores IOT (Internet das Coisas) para controlar a plantação, além de plataformas de Big Data, Analytics e Inteligência Artificial (IA). Utilizando-se também de aplicações de robótica como drones e outros dispositivos, todos esses sistemas e dispositivos gerando um grande volume de dados.

Atualmente a agricultura de precisão necessita de um ambiente de TI muito bem estruturado para suportar todas essas tecnologias de Big Data e IA. Grandes volumes de dados são gerados e necessitam ser armazenados de maneira segura para que sejam tratados gerando estatísticas do negócio que apoiam na tomada de decisão sobre o que deve ser feito no futuro, visando mitigar erros e maximizando acertos. Esses dados podem ser provenientes dos sensores IOT, dados climatológicos, socioeconômicos, informações fiscais, dados de fornecedores e clientes.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO AGRO

Com todos esses dados trafegando no agronegócio e sendo eles sensíveis ao negócio, pois são dados que auxiliam nas estatísticas das safras, auxiliam na tomada de decisão da melhor forma de realizar a manutenção do plantio, além de informações fiscais, de fornecimento e distribuição. Contudo é necessário voltar as atenções a temas de segurança da informação, como realização de análise de vulnerabilidades, testes de penetração (Pentest) nos servidores, bancos de dados e sistemas que são utilizados para sustentar as tarefas de análise de dados.

Sistemas seguros se tornam essenciais para a saúde do negócio, porém como se trata de um setor em não tem a tecnologia da informação como escopo principal, muitas vezes ocorrem problemas provenientes de falta de investimento em Segurança da Informação, conforme matérias em revistas agronômicas, como a Revista Cultivar e Campo & Negócios, o agronegócio pode sofrer com ataques cibernéticos que podem levar informações relevantes a vitalidade do negócio. Tais ocorrências podem ser prejudiciais dependendo do grau de risco associado a estes problemas. Por este motivo, empresas referências do setor estão cada vez mais entendendo a importância da Segurança da Informação e Tecnologia, investindo nessas áreas e aprimorando suas competências.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A Segurança da Informação é importante e está presente nos mais diversos setores do mercado até mesmo no Agronegócio. Um ambiente bem estruturado e seguro de tecnologia, é vital para a saúde do negócio. Para apoiar nessa necessidade a Safeway tem profissionais capacitados e com experiência para auxiliar empresas dos mais variados segmentos, desde governança até atividades de pentest e monitoramento contínuo de ambientes de TI.

— Henrique Scansani Consultor de Segurança da Informação na [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!