Artigos

Segurança no PIX

Por 16 de abril de 2021 Sem comentários

*Por Vitória Silva

O que é o PIX?

É um meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC). Um sistema de pagamentos totalmente digital e com disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, compatível com transferências interbancárias e com compensação instantânea.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são realizados, o Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, baixando custos e incentivar a eletronização do mercado de pagamentos.

O PIX é seguro?

O BC divulgou um manual onde informa que o Pix conta com os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional que já é utilizado atualmente e que as transações contam ainda com as camadas de segurança oferecidas pelas instituições financeiras por meio dos celulares, como biometria ou reconhecimento facial.

As transações e os dados dos usuários devem ser protegidos por duas medidas de segurança principais: a criptografia e a autenticação.

No caso do Pix a criptografia impede que ciber criminosos consigam absorver ou interceptar informações de uma transferência enquanto ela está sendo enviada de uma ponta à outra.

Já a autenticação serve para confirmar se as identidades do cliente e do agente financeiro são verdadeiras.

Segundo economistas e especialistas em inovação no mercado financeiro o sistema é seguro e foi arquitetado seguindo normas de segurança e prevenção a fraudes, porém, o risco está em um criminoso assumir a identidade do consumidor.

Dicas para aproveitar os benefícios do PIX de forma segura

  • Não clique em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios, benefícios ou atualização de seus dados cadastrais em instituições financeiras;
  • Não forneça dados pessoais, senhas e informações sensíveis por telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea;
  • Fique atento a e-mails de convites de pré-cadastro do Pix;
  • Quando for realizar transações utilizando códigos QR verifique a autenticidade da conta;
  • Utilize sempre o site ou aplicativo oficial da sua instituição financeira atualizados.

Conclusão

 O Pix é uma iniciativa do banco central para popularizar o pagamento instantâneo no país. Com ele não ficaremos mais presos ao horário de funcionamento das instituições financeiras.

A facilidade do Pix nos remete a fragilidade, porém, especialistas afirmam que, apesar de ser uma forma simplificada de identificação ele possui soluções de segurança e camadas para autenticação segura.

Como toda nova oferta de ferramenta é necessário que tenhamos conhecimento de que pode ocorrer desde fraudes no cadastro das credenciais até roubo dos dados nos sistemas.

Em outras palavras, as falhas do PIX podem atingir clientes e instituições da mesma forma que outros serviços atingem atualmente.

– Vitória Silva é Consultor Junior da Safeway

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil. Hoje através de mais de 22 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.