Artigos

SOC é o melhor caminho para aumentar seus controles

Por 8 de maio de 2019 Sem comentários

SOC (Security Operation Center) é o melhor caminho para aumentar seus controles

Por Umberto Rosti

A demanda por serviços de segurança no Brasil estão em constante crescimento. Isso se deve as recorrentes brechas, fraudes e vazamento de informações, além das atuais regulamentações como a LGPD, Resolução do Bacen n° 4.658 e n° 3990 e a lei brasileira anticorrupção.

Obviamente frente à esse cenário as empresas têm investido forte em segurança da informação, desde a contratação de um time maior até a compra de soluções inovadoras.

Diante deste cenário, chegamos a um ponto de inflexão, onde precisamos de um time maior (nem sempre experiente devido à escassez de profissionais) e ao alto investimento em tecnologia (softwares e outros), e mesmo assim não conseguimos aumentar a efetividade e maturidade dos controles de segurança da informação, deixando o ambiente com riscos relevantes e não conforme as regulamentações.

Infelizmente esse cenário ainda deixa a organização exposta aos riscos tecnológicos, aos riscos de conformidade que podem impactar diretamente o negócio muitas vezes riscos desconhecidos da alta administração (o que diante das novas regulamentações caracterizam negligência).

Uma saída é as organizações buscarem um SOC (Security Operation Center), operando 24/7 para auxiliar no monitoramento dos riscos tecnológicos e na resposta a incidentes de segurança muitas vezes de forma híbrida (utilizando já a tecnologia adquirida e de forma dedicada a cada organização).

O objetivo dessa prática é a organização ampliar rapidamente seu espectro de monitoramento tanto em tempo quanto em tecnologia, não precisando mais ter um equipe tão qualificada e experiente.

Essa estratégia, na prática vem mostrando que empresas conseguem elevar sua maturidade rapidamente, por ter um olhar isento do ambiente e um reporte direto à administração.

Sugestão: Não perca tempo e recursos fazendo uma operação grande que não é seu core. Tenha um SOC e conheça os riscos e ameaças do seu negócio, remediando-os rapidamente.

*Umberto Rosti é CEO da Safeway Consultoria

 

Conheça melhor nosso modelo de SOC clicando abaixo ou aqui 

 

Prefere falar com o time da SAFEWAY? É só agendar um horário por aqui.

 

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 17 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

Vamos tornar o mundo um lugar mais seguro para viver e fazer negócios!