Artigos

Testes manuais x Testes automatizados

Por 11 de agosto de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 11 de agosto de 2022. Existem dois tipos de testes e cada um deles possuem prós e contras, em muitas situações ambos podem ser utilizados

*Por Otavio Lima

É comum que as empresas de tecnologia atualmente valorizem testar seus serviços ou produtos, em etapas de desenvolvimento, principalmente quando o assunto é criar um software, tempo e custo são prioridades para resultados positivos. Nesse universo existem dois tipos de testes e cada um deles possuem prós e contras, em muitas situações ambos podem ser utilizados. Neste artigo vamos conhecer e entender a usabilidade dessas ferramentas.

Testes Manuais

Esse formato tem como definição, o trabalho humano envolvido. Geralmente um testador entra em ação para executar testes, sem o uso de ferramentas de automação, realizando um acompanhamento passo a passo e documentando todas as etapas.

Considerando as vantagens e desvantagens dos métodos, o modelo manual é passível para identificação de problemas visuais ou usabilidade de um aplicativo por exemplo e possui baixo custo de investimento. Apesar dos pontos positivos, esse método também pode não ser tão preciso nos detalhes, por erro humano.

Testes automatizados

Já os testes automatizados, oferecem uma assistência com ferramentas automáticas e pré-programadas, com o objetivo de simplificar os processos. A agilidade desse formato entrega se o sistema desempenhou o que era esperado.

Esse modelo oferece a vantagem de maior aproveitamento do tempo e com grande utilidade, para testes repetitivos e com maior duração. Porém, esses têm maior custo de contratação e demoram mais tempo para serem desenvolvidos.

Diferenças entre Testes manuais e Testes automatizados

Fazendo um comparativo das funções citadas acima, as principais diferenças são:

Principais diferenças

Testes manuaisTestes automatizados
Por ser realizado de forma manual, está sujeito a erro humano;Resultado assertivo, devido a sua aplicação por ferramentas;
Conta com a vantagem de uma análise humana;Ferramentas assertivas para cada cenário;
Maior praticidade em testes com menos repetições;Melhor opção para testes repetitivos e longa duração;
Testes de usabilidade.Testes de estresse e carga.

As principais tecnologias usadas para automatização

Para realização de testes existem diversas tecnologias que são utilizadas para aplicação de automatização. Dentre elas temos alguns exemplos abaixo:

  • WEB Applications

–           Selenium

–           Katalon Studio

–           TestNG

  • API Services

–           Soap UI

–           Katalon Studio

–           Tosca

  • Desktop Applications

–           Robot Framework

–           Katalon Studio

–           UFT

  • Mobile Applications

–           Appium

–           Katalon Studio

–           Sauce Labs

Conclusão

É perceptível que esses testes, são de extrema importância para qualidade e desenvolvimento de um projeto, elas garantem a diminuição de erros e maior aproveitamento de tempo. O complemento dessas funcionalidades, faz com que o planejamento e execução desse software seja bem-sucedido.

— Otavio Lima é Trainee Cyber Security – RED TEAM na [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!