Artigos

Transformação digital coloca em risco dados confidenciais.

Por 1 de março de 2019 Sem comentários

A corrida rumo à transformação digital está colocando dados confidenciais em risco nas organizações em todo o mundo, segundo o Relatório Thales sobre Ameaça de Dados de 2019, com pesquisas e análises da IDC. O levantamento indica que à medida em que as organizações adotam novas tecnologias como implantações em várias nuvens, elas lutam para implementar uma segurança adequada de dados.

Entre os entrevistados, 97% relatam que suas organizações já tinham em andamento algum nível de transformação digital e, com isso, confirmaram que estão usando e expondo dados confidenciais nesses ambientes. As empresas mais adeptas à transformação digital correm maior risco de ter seus dados violados, mas a constatação mais alarmante foi a de que menos de um terço dos entrevistados (somente 30%) está usando criptografia nesses ambientes. O estudo também encontrou algumas áreas-chave nas quais a adoção e o uso da criptografia estão acima da média: internet das coisas – IoT, na sigla em inglês (42%), containers (47%) e big data (45%).

 

 Risco da nuvem

Conforme as empresas migram para os ambientes de nuvem ou multi-nuvem como parte de sua jornada de transformação digital, está se tornando cada vez mais complexo proteger seus dados confidenciais. Nove entre dez entrevistados usam, ou usarão, algum tipo de ambiente de nuvem, e 44% deles consideraram a complexidade desse ambiente como uma barreira a ser enfrentada para a implementação de medidas adequadas de segurança de dados. Na verdade, essa complexidade está à frente das necessidades da equipe, das restrições orçamentárias e da garantia do apoio organizacional.

 

 Falta proteção?

Globalmente, 60% das organizações dizem que sofreram alguma violação em algum momento de sua história, com 30% tendo passado por isso apenas no ano passado. Em um período em que as violações aparecem regularmente nas manchetes, foi nos Estados Unidos que ocorreram o maior número de violações nos últimos três anos (65%) e em 2018 (36%).

O importante é que, sejam quais forem as tecnologias que uma organização implanta para realizar a transformação digital, o acesso fácil e oportuno aos dados coloca-os em risco interna e externamente. A maioria das organizações (86%) se sente vulnerável a ameaças de violação de dados. Infelizmente, isso nem sempre se traduz em práticas recomendadas de segurança, conforme evidenciado por menos de 30% dos entrevistados usarem criptografia como parte de sua estratégia de transformação digital.

 

 

Sobre a [SAFEWAY]

[SAFEWAY] é uma empresa amplamente reconhecida como provedora de soluções premium em Segurança da Informação e CyberSecurity. De seu extenso portfólio, destacam-se diversas soluções, entre elas as baseadas nas plataformas:

  • Archer da RSA Security, considerada pelos institutos  Gartnere  Forrester e pelo próprio mercado, a mais completa solução de integração de processos de Governança, Gestão de Riscos, Compliance e Gestão de Continuidade de Negócios;
  • [SAFEWAY]Security Tower, suportada pelo IBMQradar (tecnologia Watson), sob medida para cada organização em suas necessidades de gestão de segurança e cyberdefesa.
  • E outras, envolvendo tecnologias  Imperva,  Thales,  BeyondTrust,  VaronisWatchGuard Technologies.