Artigos

Usabilidade do cliente: A importância de promover uma experiência agradável e segura

Por 5 de dezembro de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 05 de dezembro de 2022. Empregando a usabilidade aumenta a confiabilidade e a fixação positiva do seu negócio na cabeça dos seus clientes, proporcionando maior visibilidade da sua empresa no mercado e um aumento de produtividade.

*Por Mariane da Costa Silva

O termo usabilidade do cliente foi criado entorno de 1990 pelo americano Don Norman, que era engenheiro eletricista, naquela época os computadores estavam em evolução, Norman percebeu que eles não passavam uma boa experiência ao cliente, eram complexos, possuía muitos fios, sem manuais de instruções. Surge então o modelo de usabilidade do cliente que se refere a como o usuário se sente satisfeito com o produto ou serviço prestado, tendo como principal objetivo facilitar o seu entendimento, afinal é importante ressaltar que a linguagem complexa e cheia de termos técnicos não se abrange a todo tipo de cliente, ou seja, alguns necessitam de uma linguagem simples e processos objetivos para entenderem o funcionamento do produto ou do serviço.

Don Norman descreve o termo da seguinte forma: “experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos. O primeiro requisito para uma experiência de usuário exemplar é atender às necessidades exatas do cliente, sem confusão ou incômodo. Em seguida vem a simplicidade e elegância que produzem produtos que são uma alegria de usar. A verdadeira experiencia vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem que querem ou fornecendo recursos de lista de verificação, a fim de alcançar o usuário de alta qualidade”.

Segundo a Norma 9241-11 da ISO (International Organization for Standardization), a usabilidade é definida como “A extensão em que um produto pode ser usado por usuários específicos para atingir metas especificadas com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico”. Visando sempre melhorar a experiência, influenciando no interesse do usuário em utilizar este produto ou serviço. Atualmente muitas organizações são aptas a essa interface intuitiva que facilita a vida dos usuários, tendo como foco total o cliente tornando as experiências extremamente atrativas.

A usabilidade é uma categoria necessária para o bom andamento do negócio, se um site é difícil de acessar, ou não demonstra nitidamente o objetivo da organização e quais são os recursos e serviços ofertados de maneira simples, os usuários deixam de acessá-lo. O objetivo justamente da usabilidade focada no usuário é cativá-lo e mantê-lo fidedigno.

Segurança e experiência do cliente

O termo Security User Experience (Sux) representa a junção de usabilidade e a segurança dos dados, segundo o jornal Istoé, o Brasil foi o 5º país listado com o maior número de crimes cibernéticos no ano, ou seja 4 de cada 10 brasileiros já sofreram alguma perda de dados.

Esta pesquisa só reforma a importância em sempre estará tento quando preenchemos algum dado em um site, inserimos as nossas informações ou compartilhamos nossos dados através dos canais de comunicação. Para estabelecer um acesso seguro é necessário lembrar de questões básicas do processo de gestão de acesso:

  1. Identificação: Quem é você?
  2. Autenticação: Você é mesmo essa pessoa que diz ser?
  3. Autorização: Você tem permissão para acessar o sistema ou esta informação especifica?

Esses fundamentos ajudam de forma significativa a evitar que dados sejam perdidos ou encaminhados incorretamente, mantendo-o íntegros e confidenciais.

Considerações finais

Esse artigo tem como principal objetivo mostrar que satisfação do cliente e segurança da informação são temas que devem andar juntos, a preocupação com os dados dos clientes é um fator fundamental para uma boa experiência do usuário, quando entregamos um serviço satisfatório mais sem segurança de dados, entregamos um trabalho incompleto. Cada cliente tem uma prioridade na sua prestação de serviço, alguns não irão se importar em passar por vários processos de autenticação preenchendo vários dados para conseguir acessar o serviço, outros clientes já preferem algo mais rápido voltado para usabilidade que não consuma muito tempo, como por exemplo o reconhecimento facial, que com o crescimento do trabalho remoto e automatização de processos nas empresas tornaram-se comum a realização de identificação e autenticação entre os usuários para usarem sistemas corporativos. Por este motivo é importante que realize um estudo para conhecer o seu público-alvo e os tipos de aplicações e facilidades que serão aplicadas sem oferecer risco ao negócio.

Empregando a usabilidade aumenta a confiabilidade e a fixação positiva do seu negócio na cabeça dos seus clientes, proporcionando maior visibilidade da sua empresa no mercado e um aumento de produtividade, pois permite que os clientes ganhem tempo. A tecnologia e juntamente com a segurança da informação criam soluções que em conjunto com usabilidade deixam as aplicações mais fáceis e acessíveis aos usuários sem perder o foco principal que é a proteção de suas informações e segurança de seus dados.

— Mariane da Costa Silva é consultora de GRC na [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!