Artigos

A Importância dos sistemas de gestão de acesso

Por 19 de dezembro de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 19 de dezembro de 2022. A gestão de identidade e acessos é uma estrutura de processos de negócios, políticas e tecnologias que auxiliam na gestão dos perfis e grupos dos funcionários.

*Por Rodrigo Santiago

Os funcionários da sua organização têm acesso aos recursos da empresa por meio da nuvem ou de sistemas? Um mesmo funcionário pode realizar e aprovar pedidos de compra ou alterar informações de contratos, sem que necessite passar por uma revisão? A sua organização conhece ou tem definida uma hierarquia de aprovações ou uma matriz de elegibilidade?

Sempre que utilizamos ferramentas  que tratam de múltiplos tipos de dados para fazer  o trabalho ou adquirir um produto, necessitamos de um forte conjunto de regras que sirvam como apoio, para a  implementação de  controles de acesso que irão proteger os sistemas da informação contra ameaças de segurança cibernética.

Os sistemas de Gestão de Identidade e Acesso (IAM) são concebidos para fazer exatamente isso.

Por que precisamos de Gestão de Identidade e Acessos?

A medida que as ameaças de cibersegurança aumentam, a necessidade de sistemas robustos que protejam diferentes tipos de informação dos usuários tambem cresce. Acompanhando um aumento da utilização de trabalho remota, devido a pandemia, a importância das soluções IAM tem aumentado, para garantir a melhor gestão dos acesso dos sistemas e ferramentas utilizados pela organização.

O que é um sistema de Gestão de Identidade e Acessos?

De forma simples, a gestão de identidade e acesso é uma estrutura de processos de negócios, políticas e tecnologias que auxiliam na gestão dos perfis e grupos dos funcionários. Ele ajuda os administradores a controlar o acesso do usuário a informações críticas dentro de suas organizações.

Os sistemas de gestão de identidade e acesso incluem sistemas de login único, autenticação de dois fatores, autenticação multifatorial e gerenciamento de acesso privilegiado. Eles também fornecem a capacidade de armazenar e compartilhar somente os dados apropriados.

Qual a diferença entre gestão de identidade e gestão de acessos?

O gerenciamento de identidade verifica a identidade do usuário e armazena informações sobre ele. Um banco de dados de gerenciamento de identidade armazena as informações, como a função / área de trabalho e autêntica que o usuário é, de fato, a pessoa descrita no banco de dados.

O gerenciamento de acesso utiliza a identidade armazenada para determinar quais conjuntos de software o usuário tem acesso e quais ações ele pode executar ao acessá-los. Por exemplo, o gerenciamento de acesso garantirá que todos os gestores tenham acesso a um perfil para aprovação de planilhas, mas com um conjunto de regras definidas no software para que eles não possam aprovar suas próprias planilhas.

Quais são os benefícios da gestão de identidade e acessos?

Os sistemas de gestão de identidade e acesso ajudam você a acompanhar a atividade dos funcionários. Saber quais funcionários podem visualizar os programas e aplicações, tornando desafiador para alguém que não está autorizado obter o acesso. Você também pode definir parâmetros do sistema para capturar quaisquer transações suspeitas, comunicações ou erros que possam de outra forma passar despercebidos.

Quando os usuários são obrigados a iniciar sessão em múltiplas aplicações e a introduzir senhas inúmeras vezes para aceder a informação diferente, tendem a criar senhas que são mais fáceis de introduzir e lembrar. Com ferramentas de autenticação como SSO e MFA, os usuários já não precisam fazer múltiplas tentativas de login ou lembrar-se de múltiplas senhas. Estas ferramentas aliviam o fardo do usuário para criar senhas “difíceis” para prevenir violações e incidentes de segurança da informação. Em vez disso, o início de sessão exigirá informações que o utilizador tenha prontamente disponíveis, como a sua impressão digital ou a resposta a uma simples pergunta de segurança que vise apenas informações que ele conheça. A maioria das ferramentas SSO e MFA também encriptam dados e podem utilizar hashes para proteger as suas bases de dados de senhas.

Os sistemas de gestão de identidade e acesso atraem empresas que planejam expandir a quantidade de funcionários. Aos poucos, vão concedendo permissões a novos contratados a medida que evoluem na organização com cargos e qualificações atualizados. A utilização dos sistemas de gestão de identidade e acesso reduz os riscos de mudanças bruscas no local de trabalho ajudando tambem a mitigar os riscos de segurança cibernética.

— Rodrigo Santiago é Senior Consultant at [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!