Skip to main content
February 23, 2022,

Pelo terceiro ano consecutivo, o ransomware foi o principal tipo de ataque globalmente em 2021, apesar de alguns sucessos no ano passado das autoridades para derrubar grupos de ransomware. Essa foi uma das principais descobertas da pesquisa mais recente da IBM Security publicada no décimo X-Force Threat Intelligence Index anual, uma visão abrangente do cenário global de ameaças com base em dados coletados de janeiro a dezembro de 2021.

O relatório ressalta a resiliência do ransomware, que rende milhões de dólares para gangues de cibercriminosos e ameaça atrapalhar negócios, cadeias de suprimentos e setores inteiros. A manufatura sofreu o impacto desses ataques, já que a indústria subiu no ranking para ser a indústria mais atacada, superando finanças e seguros pela primeira vez desde 2016.

Além disso, o relatório destaca o ressurgimento dos ataques de phishing como o principal vetor de ataque inicial no ano passado. A exploração de vulnerabilidade estava logo atrás do phishing como o vetor de ataque número dois, enquanto o número de vulnerabilidades divulgadas continua a aumentar para recordes. A vulnerabilidade no Apache Log4j foi rapidamente explorada depois de descoberta em dezembro, mostrando a capacidade dos agentes de ameaças de aproveitar as vulnerabilidades de segurança recém-divulgadas para lançar seus ataques.

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre essas principais descobertas e fornecemos algumas recomendações importantes para combater essas ameaças durante um período de mudanças constantes.