Artigos

09 benefícios da Gestão de Pessoas no mundo corporativo

Por 10 de dezembro de 2020 Sem comentários

*Raíssa Ataide

Realizar uma boa Gestão de Pessoas torna-se uma estratégia eficaz e fundamental para as empresas, seja ela de qualquer porte, invista neste processo e perceba que o retorno será garantido. Um bom gerenciamento, resultará na eficiência de seus processos de negócio e facilitará alcançar os resultados almejados.

Vale salientar o quão importante é reconhecer e valorizar os papeis e responsabilidades de cada funcionário, se preocupar para que as pessoas trabalhem motivadas, tornará o diferencial competitivo do seu negócio. O sucesso nem sempre está ligado diretamente a variedade de produtos oferecidos para os clientes e parceiros, para eles, o atendimento e como ele é tratado, também é um fator decisório que contribuirá positivamente para contratar um serviço ou produto.

Já aconteceu em ir em uma loja com a intenção de comprar muito um produto e ao ser atendido por um funcionário do local, este não deu a atenção necessária, ou não se preocupou em tirar suas dúvidas por achar que você não levaria o bem ou até mesmo por falta de atenção?

Nota-se que a falha no atendimento, também é um fator decisório. Talvez o cliente mesmo com todos estes empecilhos tenha comprado o produto, mas como ele avaliaria o nível deste atendimento? Ele recomendaria o funcionário ou a loja?

Uma empresa que está vinculada a uma boa oferta de produtos, mas a classificação do seu atendimento é ruim, torna-se um fator negativo. A organização precisa se atentar e explorar estas duas visões, a grande estratégia passa a ser alinhar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais, pois ao estabelecer uma relação sinérgica, de parceria com os funcionários, eles também serão diretamente responsáveis por dar soluções, lucros e até mesmo em garantir a qualidade das vendas e serviços prestados.

O papel da gestão é realizar uma boa liderança para que se obtenha os resultados esperados, saber administrar as expectativas, conflitos e até mesmo manter um bom relacionamento internamente e externamente.

Qual o funcionário que não tem orgulho de trabalhar em uma empresa, que vê perspectiva de evolução em seu crescimento pessoal e profissional? Uma organização que dá insumos para evoluir e apoia sua carreira e estudos?

Então, com base neste panorama, o foco da organização, passa a ver e compreender que cada pessoa é um indivíduo diferente e este deve ser valorizado. Por este motivo, torna-se tão importante o papel do gestor de pessoas, ele quem manterá a comunicação saudável, incentivará a equipe a fazer/ dar o melhor em suas ações, realizar feedbacks, acompanhar e se preocupar em capacitar os novos e antigos colaboradores.

Abaixo os 09 principais benefícios em realizar uma boa gestão:

  1. A produtividade irá aumentar, pois os funcionários estarão motivados;
  2. Melhorará o ambiente e convivência em grupo;
  3. Os colaboradores se preocuparão com o seu crescimento e a empresa apoiará neste desenvolvimento;
  4. Irá motivar os colaboradores e resultará no aumento da produtividade e nos resultados obtidos;
  5. Processos mais eficientes;
  6. Atração e retenção de talentos;
  7. Aumento da satisfação dos colaboradores;
  8. Redução de custos e conflitos;
  9. Motivação, incentivo e entre outros.

Lembre-se:

  • Todos precisam renovar seu conhecimento, constantemente as atividades evoluem em conjunto com a tecnologia, por este motivo é extremamente necessário investir em treinamentos técnicos para capacitar. Treinar, desenvolver e qualificar cada colaborador, com o intuito de aprimorar as atividades executadas no dia a dia e nivelar o conhecimento;
  • Conceito de gestão de pessoas são ações, objetivos alinhados com o negócio, com o intuito de desenvolver o perfil comportamental e técnico das pessoas;
  • É necessário conhecer as necessidades do colaborador, o que motiva, ser transparente, traçar metas e realizar feedback, engajá-lo;
  • Manter o diálogo saudável, realizar um fluxo de comunicação transparente e objetivo;
  • Sinergia do trabalho em equipe minimiza os conflitos, a empresa passa a conhecer as habilidades de cada um, incentivando a diversidade e aproximando os colaboradores;
  • Conhecimento e competência são desenvolvidos com o objetivo de valorizar o indivíduo;
  • Realizar gestão de pessoas está vinculado com o foco na cultura organizacional, alinhamento estratégico, avaliação de desenvolvimento, clima organizacional etc.

*Raíssa Ataide é GRC and Information Security Consultant na [SAFEWAY]

Sobre a [SAFEWAY]

 SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje através de mais de 22 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.

Vamos tornar o mundo um lugar mais seguro para viver e fazer negócios!