Artigos

Backup e a sua Importância

Por 14 de abril de 2021 Sem comentários

*Por Raíssa Ataide

Backup e a sua Importância

Visão Geral

A definição da palavra backup, resume em cópia de segurança dos dados/informações de um dispositivo de armazenamento ou sistema para outro ambiente/local, que regularmente são copiados para assegurar que esses dados possam ser restaurados caso haja uma perda ou algum acidente com os dados originais. Seja um documento ou um dado no servidor, realizar o backup das informações garante que a rotina produtiva se mantenha viva.

Atualmente, para muitas organizações o dado é considerado o ativo mais valioso e perder esta informação seja por um mau funcionamento sistêmico ou por ações indevidas, pode gerar um aniquilamento grandioso. Por este motivo, é de suma importância assegurar que a execução do backup seja realizada corretamente, as informações estejam salvas, seguras e disponíveis quando necessário.

O processo

É extremamente necessário ter um processo documentado e bem estabelecido para o ambiente de negócio, mas alguns fatores devem ser bem definidos e levados em consideração.

O primeiro passo é identificar as principais atividades da empresa e os dados que precisam ser protegidos, levantar a volumetria dos dados produzidos diariamente para obter uma visão completa. A empresa também precisa delimitar a frequência da realização deste backup, o tipo de infraestrutura que será utilizada (Data Center, nuvem etc.), descrever os procedimentos detalhados para uma possível recuperação e descrever os possíveis cenários de testes de recuperação.

Para ter uma gestão eficaz, precisa-se definir um responsável por coordenar este processo, acompanhar e garantir que a execução está conforme o descritivo. O gestor deverá revisar o processo mediante as mudanças significativas ou melhorias identificadas e acompanhar a periodicidade dos testes, para validar e assegurar que as rotinas de backup são realizadas conforme estabelecidas.

Tipos de backup de dados

Cada empresa precisa entender o seu negócio, o que é aplicável ao seu ambiente e adaptar a sua realidade.

Há diversas maneiras de realizar o backup. Listo abaixo três tipos básicos e seguros de realizar o processo:

  • Backup completo (full)

A cada rotina, todos os dados são copiados, os dados antigos do backup anterior são substituídos pelos novos toda vez que este é realizado. Basicamente é fazer uma cópia completa de todos os arquivos.

Geralmente os dados ficam disponíveis em uma única unidade e facilita a identificação, este tipo de backup fornece a melhor proteção contra perda de dados, pois possibilita ter uma cópia idêntica do ambiente. Mas devido a volumetria, se esta for muito grande, o processo é muito mais demorado, por este motivo, geralmente ocorre em uma periodicidade menor.

  • Backup incremental

Este processo é mais rápido, porém exige um controle ainda maior. Somente são copiados os dados que foram modificados desde a última execução. O backup incremental surgiu com o intuito de sanar alguns problemas identificados no backup full, por exemplo, de copiar arquivos que não sofreram nenhuma alteração e exigir mais tempo no momento da cópia.

Basicamente no incremental, o backup completo dos dados é feito e para identificar o que foi alterado, é realizado os backups incrementais. O sistema irá validar os arquivos modificados e fazer a cópia do mais atual, por este motivo é muito importante manter atualizado um catálogo dos backups realizados.

  • Backup diferencial

Este é um pouco semelhante do incremental, mas a diferença é que, ao invés de copiar o que foi modificado desde o último backup parcial, copia-se tudo que foi modificado desde o último backup completo.

Para obter a recuperação, basta recuperar o último backup full e o último diferencial, minimizando assim, o risco da perda de dados.

A cada nova rotina, a quantidade copiada aumenta, elevando o tempo da cópia.

Consequências

Conforme mencionado neste artigo, destaca-se o valor e a responsabilidade da execução do processo de backup. Horas de trabalho e informações serão perdidas se as cópias de segurança não forem realizadas da maneira correta. Por este motivo é tão importante que os dados sejam armazenados com a prioridade e com o cuidado exigido.

Uma empresa que sofre com a perda de dados é afetada diretamente por problemas de perda financeira, reputação, sem mencionar o retrabalho, o aumento dos gastos com adequações, desgaste e perda da integridade. O que mais ocorre, é que mediante a uma crise, as empresas passam a implementar sem tempo hábil, controles de segurança ou estabelecer processos não estruturados, apenas para sanar ou remediar o desvio, não sanando a causa raiz do problema e possibilitando abertura para novas perdas.

A importância do processo e execução de backup, vai além de estar em conformidade com requisitos normativos ou regulatórios, hoje a empresa que possui este controle, já está enquadrada em um patamar elevado, reconhece a aplicabilidade, sabe o que é vital ao seu negócio, reconhece a importância das rotinas de backup para um ambiente maduro e saudável que possibilita que o nível competitivo e a conformidade ganhe destaque.

– Raíssa Ataide é GRC, Privacy and Information Security Manager da [SAFEWAY]

 

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos em Segurança da Informação que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil. Hoje através de mais de 22 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas.