Artigos

Como Indicadores De Desempenho De Ti Podem Ajudar Seu Negócio

Por 26 de dezembro de 2022 Sem comentários

São Paulo/SP – 26 de dezembro de 2022. Os indicadores de desempenho em sua definição são instrumentos de gestão e são essenciais para a medição dos resultados de uma organização.

*Por Juliana Nunes

As empresas necessitam cada vez mais de uma gestão estratégica para administrar seus negócios e contam com departamentos e responsáveis de TI e Segurança da Informação que dá sustentação a todas as ações, tanto administrativas quanto financeiras.

Dessa forma, é fundamental que o profissional que gerencia esse departamento tenha consciência da sua importância no processo e consiga definir estratégias que possam a todo momento ser mensuradas com base em indicadores e métricas sempre objetivas.

OBJETIVO

Ao implementar e utilizar indicadores de desempenho a administração da empresa poderá acompanhar as informações exibidas, alinhá-las ao planejamento e consequentemente utilizá-las para suportar as tomadas de decisões estratégicas.

Os indicadores de desempenho em sua definição são instrumentos de gestão e são essenciais para a medição dos resultados de uma organização. Permitem um acompanhamento de metas e a consequente avaliação do alcance dos objetivos traçados.

As atividades que possam gerar valores podem ser mensuradas desde que escolhidos os indicadores que melhor se adequem a cada situação, contexto, tamanho e mercado de cada empresa.

Com os indicadores, as empresas têm a possibilidade de realizar a comunicação de suas metas e resultados para todos os setores de forma bem objetiva, podendo acompanhar a eficiência de um determinado processo com base em seu desempenho em um determinado período. Sendo assim, os indicadores devem ser orientados para as características da empresa e sempre visando a melhoria do seu resultado operacional.

PEQUENAS EMPRESAS

  • Os indicadores ajudam na avaliação de viabilidade de negócio.

MÉDIAS EMPRESAS

  • Os indicadores ajudam na expansão da organização e no aumento da lucratividade.

GRANDES EMPRESAS

  • Os indicadores ajudam na definição de metas e prática da gestão estratégica.

CATEGORIAS DE INDICADORES

PRODUTIVIDADE – Todo tipo de produção que envolve produtividade em todos os níveis e recursos de uma empresa.

QUALIDADE – Controle da manutenção da conformidade durante um processo produtivo.

CAPACIDADE – Medição de capacidade de resposta em um determinado processo.

ESTRATÉGICOS – Visam garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, fazendo comparações entre o cenário atual e o que é esperado.

Principais indicadores de Tecnologia da Informação:

  • Desenvolvimentos – Versões lançadas dentro do prazo;
  • Desenvolvimentos – Número de bugs por versões lançadas;
  • Cumprimento do Service Level Agreement (SLA);
  • Aberturas e encerramentos de chamados no Service Desk;
  • Incidentes de Segurança da Informação;
  • Riscos de Segurança da Informação;
  • Disponibilidade do sistema;
  • Lucratividade;
  • Custos;
  • Satisfação ao cliente;
  • Desempenho de processos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desempenho de uma empresa poderá ser medido por um conjunto de indicadores que deverão ser estabelecidos de forma antecipada com intuito de atender às demandas das atividades da organização, servindo como meio de análise do alcance das metas estabelecidas. Um indicador visa melhorar a avaliação interna de uma organização monitorando o desempenho dos processos.

Uma maneira simples e eficaz de mapear e monitorar os resultados dos processos, estabelecendo objetivos e avaliando as melhores decisões para o crescimento do negócio.

— Juliana Nunes é GRC and Information Security Senior Consultant | [SAFEWAY]

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!