Artigos

Coronavirus – O que focar agora? Ações durante a pandemia

Por 8 de abril de 2020 Sem comentários

Riscos novos e em rápida evolução, como os que estamos enfrentando com o Coronavirus, são imprevisíveis e difíceis de medir, ainda mais afetando todos, local e globalmente.

Empresas, instituições e governos estão se adaptando de forma impressionante nos últimos dois meses para lidar com esse desconhecido. De acordo, com o Governo do Estado de SP, em conferência do LIDE no dia 02/04/2020, mais de 60% da população do estado não está circulando.

Reagir com as melhores práticas pode fazer a diferença entre controlar o impacto ou deixar o impacto controlar suas ações.

A velocidade de sua resposta será a resiliência de sua organização!

[PLANEJE]

O que é essencial? Foque nos pontos críticos, impactos e potenciais alterações.

O contexto permite que você veja novos riscos da COVID sob diversos prismas, como geográficos, clientes, fornecedores, linhas de negócios, ativos e tecnologias.

As informações das agências, órgãos reguladores e da OMS são essenciais para compor esse contexto.

Há de se levar em consideração também a visibilidade de incidentes, que é crucial para priorizar seus esforços de resposta e correção, além da necessidade de dispor de relatórios e monitoramento proativos de incidentes por funcionários, de forma a enxergar sua empresa estendida e mapas de calor contextuais.

  • Você sabe qual é o impacto (atual e potencial)? Avalie o escopo do impacto para prever mudanças, atrasos ou alternativas na força de trabalho e redes de fornecimento.
  • Os planos de contingência para os incidentes relatados precisam ser claramente comunicados a todos os envolvidos.
  • É importante também realizar avaliações rápidas do impacto para funcionários, sistemas e terceiros.
  • Divulgue informações corretas e simples para as principais partes interessadas e os mantenha informado de forma ágil.
  • Crie uma “árvore de informações” e uma hierarquia de fluxo de trabalho – quem precisa saber quais informações e em que cadência. Diariamente? Por hora? Relatórios de autoatendimento?
  • Monte uma equipe virtual organizacional para liderar a entrega das principais informações que podem ser exigidas por funcionários, clientes, diretoria e gerência sênior, partes interessadas, socorristas, parceiros e outros.
  • Não se esqueça de planejar a automação dos relatórios e acompanhar o progresso.
  • Entenda quando você pode ou deve esperar uma mudança – de um escritório, fornecedor crítico ou região de operação, devido a um lockdown para conter a pandemia.

Por fim, talvez o mais desafiador, projete a trajetória e o momento de mudança dos recursos necessários.

[AJA]

O que é necessário? Liderança significa agir, alavancando o que funciona taticamente.

  • Elabore Playbooks – obtenha a essência das ações corretas nas mãos de quem pode agir e melhore continuamente, em vez de reinventar a roda.
  • Revise políticas, procedimentos e controles em torno das realidades impactadas pelo COVID19.
  • Estabeleça regras e padrões de segurança para trabalho remoto, a partir de casa.
  • Busque realizar reuniões com clientes em locais alternativos, ou online.
  • Estabeleça políticas de viagens, principalmente com procedimentos para áreas de alto risco.
  • Em tempos de crise, adaptações rápidas e concisas com base nas mudanças nas condições podem fazer a diferença entre sucesso e fracasso.
  • Distribua as políticas e recomendações revisadas e mapeie para conteúdo e recomendações úteis da OMS e outras fontes autorizadas.
  • Mesmo em situações adversas, é importante garantir a conformidade com os regulamentos, que podem variar de acordo com o país e/ou região.
  • Melhore os controles de cibersegurança, integridade no local de trabalho e controle de acesso à tecnologia.
  • A fim de garantir agilidade na comunicação e interação das equipes, forneça ferramentas de colaboração rápidas e fáceis de usar para os funcionários.
  • Garanta que suas equipes de TI / Segurança estejam vigilantes e bloqueiem os maus atores que tiram proveito das novas vulnerabilidades que possam surgir.
  • Implante a tecnologia em nuvem para aplicativos relacionados ao COVID19 para acesso fácil, 24/7 e seguro a partir da linha de frente, fornecedores e outras partes interessadas.

[ADAPTE]

Temos ajudado nossos clientes nesta crise e em outros eventos de alto impacto e baixa probabilidade ao longo dos anos.

Conheça melhor as suas opções.

Estamos aqui para ajudar!

A SAFEWAY conta com uma equipe multidisciplinar e especializada em Segurança da Informação para ajudarmos nossos clientes nesta crise.

 

Sobre a [SAFEWAY]

A SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação, reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado, através de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Nesses anos de experiência, acumulamos, com muito orgulho, diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte, as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje, através de 17 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. O SOC da SAFEWAY utiliza o QRadar para monitoramento dos ambientes dos clientes.