Artigos

Inteligência Artificial Aliada à Privacidade de Dados

Por 8 de agosto de 2022 Sem comentários
Capa

São Paulo/SP – 08 de agosto de 2022. O Brasil possui um projeto de Lei 21/20 lei para estabelecer princípios e diretrizes para o desenvolvimento e uso Inteligência Artificial.

*Por Rafael Lucas Oliveira da Silva

O que é Inteligência Artificial (I.A)?

A Inteligência Artificial está inserida em nossa sociedade e adquirindo cada vez mais espaço. O objetivo principal da Inteligência Artificial é ser uma tecnologia capaz de simular as ações humanas e pensar logicamente podendo se aprimorar iterativamente com base nas informações que coleta por meio de seu sistema de aprendizado que analisa grandes volumes de dados, permitindo que possa expandir seus conhecimentos constantemente. São exemplos de soluções que empresas utilizam para explorar essa tecnologia, os Chatbots que têm a função de conversar com as pessoas de maneira simplificada e pré-programada para ajudar o cliente com rotinas simples de atualizações de informações, consulta e de cadastro.

I.A sob a ótica da LGPD

O Brasil possui um projeto de Lei 21/20 lei para estabelecer princípios e diretrizes para o desenvolvimento e uso Inteligência Artificial. Uma das preocupações é como os dados são utilizados pela Inteligência Artificial dados respeitando os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A LGPD pode ser um desafio para Inteligência Artificial em vista que trabalha com os dados tratados pelas empresas para poder reconhecer padrões alimentando o seu banco de dados. Nesse quesito a Inteligência Artificial tem que tratar os dados com transparência e ética para que o usuário tenha conhecimento dos objetivos para os quais seus dados estão sendo utilizados, podendo consentir ou não com a coleta e tratamento deles.

A Inteligência Artificial também pode ser uma grande aliada para a proteção e privacidade de dados aderente aos requisitos da LGPD, protegendo os dados e impedindo crimes cibernéticos. Diversas ferramentas foram desenvolvidas utilizando Inteligência Artificial para combater crimes como assédio, bullying e racismo onde a Inteligência Artificial se utiliza de seus algoritmos para identificar padrões de palavras para prevenir qualquer desconforto ou ação danosa para com os usuários. Também se utiliza Inteligência Artificial para impedir ataques cibernéticos direcionados a estruturas de TI e telecomunicações das empresas, onde se monitora o que acontece nas redes sociais, no tráfego de rede e nas três camadas da internet (surface, deep e darkweb). Para detectar esses ataques suspeitos se utiliza de técnicas avançadas de rastreabilidade e as melhores estratégias defensivas fornecidas pela Inteligência Artificial.

Considerações finais

A utilização da Inteligência Artificial traz diversos desafios nos mais variados segmentos. Percebe-se que a sua utilização pode trazer diversos avanços positivos ao mesmo tampo que pode causar danos se utilizada de maneira indevida ou por pessoas más intencionadas. Como faz parte da vida cotidiana deve seguir os valores de transparência e ética, tendo uma ação protetiva e íntegra contra desvios maliciosos e danosos de cibercriminosos.

— Rafael Lucas Oliveira da Silva faz Gestao de acessos na SAFEWAY 

Como podemos Ajudar?

SAFEWAY é uma empresa de consultoria em Segurança da Informação reconhecida pelos seus clientes por oferecer soluções de alto valor agregado por meio de projetos que atendam integralmente às necessidades do negócio. Em 14 anos de experiência, acumulamos diversos projetos de sucesso que nos renderam credibilidade e destaque em nossos clientes, os quais constituem em grande parte as 100 maiores empresas do Brasil.

Hoje por meio de 25 parcerias estratégicas com fabricantes globais e de nosso SOC, a SAFEWAY é considerada uma one stop shopping com as melhores soluções de tecnologia, processos e pessoas. Possuímos tanto a habilidade técnica quanto a experiência necessária para auxiliar sua empresa no processo de estruturação de controles e preparação do ambiente para implantação de SGSI, SGS ou SGCN e, consequentemente, certificação de operações, serviços ou empresas as normas ISO27001, ISO20000 ou ISO22301.

Com o intuito de apoiar as empresas nesse processo de avaliação e adequação aos requisitos da LGPD, a [SAFEWAY] possui em seu portfólio de serviços, o Cybersecurity Health Check cujo objetivo é executar um diagnóstico dos controles de CyberSecurity, Segurança da Informação e Privacidade de Dados implementados na sua empresa, contemplando os pilares de ProcessosPessoas e Tecnologia.

Por meio do Cybersecurity Health Check, são identificados os riscos associados a segurança da informação e privacidade dos processos e atividades internas, os controles existentes e avaliados novos controles de acordo com o porte de sua organização para aumentar o nível de maturidade e compliance, de acordo com as boas práticas de segurança da informação. Caso deseje mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!